Fisioterapia Pélvica: Tratamento não invasivo para a constipação em mulheres
- Giovana Sprizon
- 16 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
A constipação é um distúrbio do trato gastrointestinal caracterizado por uma frequência reduzida ou dificuldade para evacuar, que pode afetar significativamente a qualidade de vida e a saúde das mulheres em geral. Este é um problema comum especialmente em mulheres grávidas e no período pós-parto. As causas são multifatoriais, podendo estar associadas com o consumo inadequado de fibras e líquidos, mudança na dieta, alterações hormonais e sedentarismo. Se não tratada adequadamente, pode levar a complicações graves, como prolapsos de órgãos pélvicos e hemorroidas.
A Fisioterapia Pélvica é uma área que se concentra no tratamento não invasivo de disfunções que afetam o assoalho pélvico, incluindo a constipação. O assoalho pélvico é uma estrutura complexa de músculos, ligamentos e tecidos conjuntivos que suporta os órgãos pélvicos, como a bexiga, o útero e o reto. Quando esses músculos estão disfuncionais, podem causar problemas como a constipação.
Os exercícios são prescritos de forma individualizada e visam promover o relaxamento e a coordenação da musculatura do assoalho pélvico, podendo estar associados a terapia manual, eletroterapia e técnicas com biofeedback.
Além disso, a abordagem multidisciplinar com médicos e nutricionistas também é importante para um tratamento completo. Juntos, a equipe multidisciplinar pode oferecer opções de tratamento personalizadas para atender às necessidades individuais de cada paciente.
Referências:
Sinclair M. The use of abdominal massage to treat chronic constipation. Journal of bodywork and movement therapies. v. 15. n. 4. p. 436–445. 2011.
Shin, G. H., et al. Pregnancy and postpartum bowel changes: constipation and fecal incontinence. The American journal of gastroenterology. v. 110. n. 4. p. 521–530. 2015.


